Hospital Beneficente São Vicente de Paulo

Nota de esclarecimento em resposta a notícia da Rádio Gaúcha

Em relação a matéria veiculada no site da Rádio Gaúcha no dia 16/09/2014 às 15h52  e atualizada em 16/09/2014 às 16h10, a direção do Hospital de Osório tem a dizer:

1 – Há contrato escrito entre a Prefeitura e o Hospital de Osório, na forma da Lei.

2 – Todos os serviços foram prestados na forma do contrato.

3 –  Foram prestadas contas mensalmente, na forma do contrato, com os documentos nele previstos e respectiva emissão de nota fiscal, conforme recibos em nosso poder.

4 – Os médicos plantonistas receberam como plantonistas e os médicos de sobreaviso, de acordo com esse regime.

5 – Eventuais faltas ao trabalho de qualquer médico não foram pagas pelo hospital e muito menos cobradas da Prefeitura.

6 – Eventuais esclarecimentos solicitados pela Prefeitura sempre foram respondidos nos prazos estabelecidos.

7 – Esses sempre foram os procedimentos do Hospital Beneficente São Vicente de Paulo. Portanto, nenhuma censura é devida ao mesmo.

8 – A diretoria do hospital está à disposição para o debate sobre o tema, de forma objetiva e transparente.

 

Francisco Moro – OAB/RS 15.198

Diretor Presidente do Hospital Beneficente São Vicente de Paulo

.

Maxwell Bernardes – Comunicação Social – HBSVP

Definida data do pagamento dos funcionários

O Hospital Beneficente São Vicente de Paulo efetuará na quinta-feira (18/09), o pagamento de todos os funcionários. O dinheiro está sendo depositado hoje (17/09) e precisa de 24 horas para entrar na conta de cada servidor.

A direção do São Vicente lamenta o atraso. O pagamento só foi possível devido ao apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que no dia 5 de setembro encaminhou o montante para a conta da Prefeitura de Osório. Após os trâmites legais, o valor foi repassado à instituição.

 

 

.

Comunicação Social – HBSVP

Maxwell Bernardes

Nota Oficial – Fato relevante

A Associação Beneficente São Vicente de Paulo, mantenedora do Hospital de idêntico nome e natureza, com sede na cidade de Osório, em face de recente e relevante fato havido na gestão financeira da entidade, vem a público prestar esclarecimentos como segue. 

CONSIDERANDO a atual situação do Hospital, no qual se encontram totalmente paralisados seus serviços, com exceção do setor de HEMODIÁLISE, em face do sinistro elétrico  e incêndio ocorridos que atingiu parte de sua estrutura e com reflexo em todo o complexo hospitalar;

CONSIDERANDO a expectativa da população, assim como as demais integrantes dos municípios vizinhos pela sua reabertura;

CONSIDERANDO ser o hospital o único estabelecimento deste porte no município;

CONSIDERANDO que o hospital é uma entidade filantrópica, privada e sem fins lucrativos, que exerce suas atividades no atendimento a saúde de sua população e é mantido especialmente por meio de recursos públicos;

CONSIDERANDO a extrema dificuldade financeira que experimenta em face de não estar auferindo renda alguma em virtude de sua inatividade;

CONSIDERANDO a vigência parcial do contrato firmado entre o Hospital e o Município do Osório, onde parcialmente o serviço de atendimento médico vem sendo prestado, o que  permite a manutenção e pagamento dos serviços médicos;

CONSIDERANDO o apoio financeiro do Governo do Estado para adimplemento da folha de pagamento dos demais trabalhadores e algumas despesas de custeio,

Esclarecemos a população que, recentemente, por determinação do Diretor Presidente da entidade, foi procedida investigação administrativa no setor Financeiro/Contábil da entidade, onde restou detectado possível fraude contábil, por meio de desvio de dinheiro em benefício direto de um empregado da Associação Hospitalar.

Trata-se o valor desviado das contas do hospital de quantia razoável.

Pela prova documental até então obtida, verifica-se que o ilícito vem ocorrendo desde o mês de julho do ano de 2006, tendo se perpetuado no mínimo há 08 (oito) anos.

De posse de dados e informações, a Diretoria da entidade encaminhou a autoridade policial, Sr. Delegado de Polícia, notícia crime, juntamente com documentos e relato do acontecido.

Ato contínuo, a pedido da autoridade policial, foi determinado pelo Juízo da Vara Criminal medidas liminares acautelatórias, dentre elas a de Busca e Apreensão do computador do setor Financeiro/Contábil do Hospital.

O trabalhador que está supostamente envolvido de forma diretamente ao acontecido foi imediatamente suspenso de suas funções.

Foi determinada a imediata instauração de processo Administrativo pelo Diretor Presidente com o objetivo de apurar responsabilidade funcional.

Em reunião na data de 09.09.2014, a requerimento do Diretor Presidente, foi convocada reunião extraordinária do Conselho Consultivo do Hospital onde foram expostos aos Conselheiros os presentes fatos.

O procedimento investigatório, a cargo da autoridade policial, corre em segredo de justiça.

A Diretoria, pautando pela transparência de seus atos e de todos os fatos que envolvem o Hospital, entendeu por bem levar a público o acontecido.

Por fim, entendemos ser de fundamental importância levar ao conhecimento da população o acontecido, em especial a residente no Município de Osório, eis que o Hospital pertence à sociedade osoriense, devendo esta ter conhecimento de todos os fatos que lhe dizem respeito, quer sejam eles positivos ou negativos.

 A saúde e a honestidade são os bens maiores, que todos devem preservar.

.

Atenciosamente

Osório, 10 de Setembro de 2014.

Francisco Luiz Moro – advogado

Diretor Presidente – ABSVP

Pagamento dos funcionários

A Direção do Hospital Beneficente São Vicente de Paulo informa que, no dia 5 de setembro, o Tesouro do Estado do Rio Grande do Sul depositou na conta da Prefeitura Municipal de Osório o valor destinado ao pagamento dos funcionários do hospital. Assim que a Prefeitura de Osório repassar os valores para o Hospital São Vicente de Paulo, este providenciará, imediatamente, o pagamento à todos os funcionários.

.

HOSPITAL BENEFICENTE SÃO VICENTE DE PAULO
Trabalhando sempre para sua saúde e bem-estar
Dr. Francisco Moro / Presidente

Maxwell Bernardes
Comunicação Social – HBSVP

Campanha: Ajude o São Vicente de Paulo

O Hospital Beneficente São Vicente de Paulo está desenvolvendo uma campanha para você que quer ajudar a instituição.

Estamos disponibilizando para a população, números de contas bancárias, para que a comunidade contribua com o valor que quiser.

_________________

- Banco do Brasil

Agência: 0694-7

Conta: 3460-6

_________________

- Caixa Econômica Federal

Agência: 0491

Conta: 105-3

_________________

- Banrisul

Agência: 0300

Conta: 060104200-8

_________________

- Santander

Agência: 1137

Conta: 13000182-7

_________________

- Sicredi

Agência: 0109

Conta: 7265-6

_________________

- Bradesco

Agência: 1910

Conta: 1022-7

_________________

Vale lembrar que nenhuma pessoa está autorizada pelo Hospital de Osório para pedir dinheiro nas casas ou no comércio. A única alternativa é através de depósito bancário.

Maxwell Bernardes

Comunicação Social – HBSVP

Obras necessárias para reabertura parcial do hospital de Osório serão concluídas em setembro

obram

O Hospital Beneficente São Vicente de Paulo, cumprindo o seu cronograma de recuperação de danos, irá concluir no começo do mês de setembro as obras necessárias para a reabertura parcial da entidade, que ocorrerá oportunamente.

Após este trabalho, cabe ao Corpo de Bombeiros e a Vigilância Sanitária do Rio Grande do Sul definirem um prazo para a liberação do Hospital.

Segundo o Presidente do São Vicente de Paulo, Dr. Francisco Moro, serviços importantes já deverão ficar à disposição da população: “É possível reabrir o setor da internação, que atende SUS, convênios e particulares, o bloco cirúrgico e o centro obstétrico, a ala da psiquiatria, a ala administrativa, o centro de diagnóstico por imagem e o setor de traumatologia”.

A emergência, obra de responsabilidade da Prefeitura de Osório, deverá ficar pronta até dezembro. Até lá, o referido atendimento prossegue no Posto de Saúde Dr. Flávio Silveira.

O hospital de Osório está fechado desde o dia 17 de Maio devido ao sinistro que atingiu duas enfermarias do primeiro andar, o setor de informática e a sala de endoscopia, além do comprometimento elétrico do hospital.

A hemodiálise foi isolada dos demais setores do hospital e reaberta ainda no dia 31 de Maio. Desde então, um amplo trabalho foi realizado na parte estrutural e na rede elétrica do São Vicente de Paulo.

HOSPITAL BENEFICENTE SÃO VICENTE DE PAULO
Trabalhando sempre para sua saúde e bem-estar
Dr. Francisco Moro / Presidente

Maxwell Bernardes
Comunicação Social – HBSVP

Nota de repúdio

Lamentamos profundamente que atuais candidatos estejam usando a situação do Hospital Beneficente São Vicente de Paulo para realizarem promessas de campanha.

Informamos que todas as providências possíveis estão sendo tomadas junto ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul e não será um candidato, que não possuiu atualmente nenhum cargo eletivo, que irá resolver da noite para o dia a situação que teve início no dia 17 de maio.

A direção do hospital está tentando, junto ao governo gaúcho, a viabilização dos pagamentos referentes ao mês de agosto.

Pedidos que os funcionários não acreditem em promessas de políticos ligadas ao Hospital de Osório.

Comunicação Social – HBSVP

Maxwell Bernardes

Conselho convoca reunião para tratar do futuro do São Vicente de Paulo

O Presidente do Conselho Consultivo do Hospital Beneficente São Vicente de Paulo, Cláudio Fernando Rosa Ferreira, realizará uma reunião na próxima quarta-feira (20/08), para tratar do futuro do Hospital de Osório. 

O encontro acontecerá às 18 horas na Secretaria Municipal de Saúde, localizada no Posto de Saúde Dr. Flávio Silveira, na Rua Garibaldi 255.

Autoridades, profissionais da saúde, representantes da comunidade e a imprensa estão convidados. Na ocasião, também serão apresentadas informações do andamento das obras.

O São Vicente de Paulo passa por uma ampla reforma após o sinistro ocorrido no dia 17 de Maio.

HOSPITAL BENEFICENTE SÃO VICENTE DE PAULO

Trabalhando sempre para sua saúde e bem-estar

Dr. Francisco Moro / Presidente

Maxwell Bernardes

Comunicação Social – HBSVP

Hospital de Osório esteve representado em encontro com candidatos ao Governo

 

 bb

O Hospital Beneficente São Vicente de Paulo esteve representado no encontro com os candidatos ao Governo do Estado, realizado pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul.

O encontro aconteceu segunda-feira (11/08), em Porto Alegre e reuniu os quatro pré-candidatos mais bem posicionados nas pesquisas eleitorais, Ana Amélia Lemos (PP), Tarso Genro (PT), Ivo Sartori (PMDB) e Vieira da Cunha (PDT).

Todos eles acompanharam de perto os números da saúde no estado e tiveram cerca de 45 minutos para apresentarem suas idéias e projetos.

O Superintendente Administrativo do Hospital de Osório, Murilo Medeiros, saiu satisfeito da reunião. Segundo ele, todos os candidatos demonstraram ter consciência dos problemas que a saúde gaúcha enfrenta.

A Federação representa as 239 unidades hospitalares sem fins lucrativos do estado, responsáveis por 90% dos atendimentos de baixa e média complexidade e por 70% dos atendimentos pelo SUS no Rio Grande do Sul. Além disso, são detentoras de 18 mil leitos SUS, realizam, em média, 519 mil internações por ano, e empregam mais de 55 mil trabalhadores.

HOSPITAL BENEFICENTE SÃO VICENTE DE PAULO

Trabalhando sempre para sua saúde e bem-estar

Dr. Francisco Moro / Presidente

 

Maxwell Bernardes

Comunicação Social – HBSVP

Atraso no pagamento do PIS 2014 para quem recebe no contracheque

Trabalhadores que recebem através do convênio PIS empresa, ou seja, aqueles que recebem o pagamento do PIS diretamente no contracheque terão seus pagamentos atrasado, parece que o pagamento só será liberado em setembro.
Houve um problema no sistema da Caixa e isso vai prejudicar o pagamento do abono salarial do PIS 2014 a muitos trabalhadores que recebem o PIS na folha de pagamento de julho.

Segundo informações das empresas, elas não receberam da Caixa Econômica a documentação necessária para preenchimento em tempo para efetuarem o pagamento em julho. O motivo do atraso não foi informado pela Caixa. Portanto, o pagamento do PIS 2014/2015 para quem recebe pelo convênio PIS empresa deve-se iniciar a partir do mês de agosto, o que quer dizer que o pagamento só estará disponível em setembro.

É bom ficar claro que o atraso acontece para quem recebe o abono salarial no contracheque, quem recebe pelo Cartão Cidadão ou tem conta na Caixa continua a sacar normalmente, conforme calendário de pagamento.

PIS