Hospital Beneficente São Vicente de Paulo

Obras necessárias para reabertura parcial do hospital de Osório serão concluídas em setembro

obram

O Hospital Beneficente São Vicente de Paulo, cumprindo o seu cronograma de recuperação de danos, irá concluir no começo do mês de setembro as obras necessárias para a reabertura parcial da entidade, que ocorrerá oportunamente.

Após este trabalho, cabe ao Corpo de Bombeiros e a Vigilância Sanitária do Rio Grande do Sul definirem um prazo para a liberação do Hospital.

Segundo o Presidente do São Vicente de Paulo, Dr. Francisco Moro, serviços importantes já deverão ficar à disposição da população: “É possível reabrir o setor da internação, que atende SUS, convênios e particulares, o bloco cirúrgico e o centro obstétrico, a ala da psiquiatria, a ala administrativa, o centro de diagnóstico por imagem e o setor de traumatologia”.

A emergência, obra de responsabilidade da Prefeitura de Osório, deverá ficar pronta até dezembro. Até lá, o referido atendimento prossegue no Posto de Saúde Dr. Flávio Silveira.

O hospital de Osório está fechado desde o dia 17 de Maio devido ao sinistro que atingiu duas enfermarias do primeiro andar, o setor de informática e a sala de endoscopia, além do comprometimento elétrico do hospital.

A hemodiálise foi isolada dos demais setores do hospital e reaberta ainda no dia 31 de Maio. Desde então, um amplo trabalho foi realizado na parte estrutural e na rede elétrica do São Vicente de Paulo.

HOSPITAL BENEFICENTE SÃO VICENTE DE PAULO
Trabalhando sempre para sua saúde e bem-estar
Dr. Francisco Moro / Presidente

Maxwell Bernardes
Comunicação Social – HBSVP

Nota de repúdio

Lamentamos profundamente que atuais candidatos estejam usando a situação do Hospital Beneficente São Vicente de Paulo para realizarem promessas de campanha.

Informamos que todas as providências possíveis estão sendo tomadas junto ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul e não será um candidato, que não possuiu atualmente nenhum cargo eletivo, que irá resolver da noite para o dia a situação que teve início no dia 17 de maio.

A direção do hospital está tentando, junto ao governo gaúcho, a viabilização dos pagamentos referentes ao mês de agosto.

Pedidos que os funcionários não acreditem em promessas de políticos ligadas ao Hospital de Osório.

Comunicação Social – HBSVP

Maxwell Bernardes

Conselho convoca reunião para tratar do futuro do São Vicente de Paulo

O Presidente do Conselho Consultivo do Hospital Beneficente São Vicente de Paulo, Cláudio Fernando Rosa Ferreira, realizará uma reunião na próxima quarta-feira (20/08), para tratar do futuro do Hospital de Osório. 

O encontro acontecerá às 18 horas na Secretaria Municipal de Saúde, localizada no Posto de Saúde Dr. Flávio Silveira, na Rua Garibaldi 255.

Autoridades, profissionais da saúde, representantes da comunidade e a imprensa estão convidados. Na ocasião, também serão apresentadas informações do andamento das obras.

O São Vicente de Paulo passa por uma ampla reforma após o sinistro ocorrido no dia 17 de Maio.

HOSPITAL BENEFICENTE SÃO VICENTE DE PAULO

Trabalhando sempre para sua saúde e bem-estar

Dr. Francisco Moro / Presidente

Maxwell Bernardes

Comunicação Social – HBSVP

Hospital de Osório esteve representado em encontro com candidatos ao Governo

 

 bb

O Hospital Beneficente São Vicente de Paulo esteve representado no encontro com os candidatos ao Governo do Estado, realizado pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul.

O encontro aconteceu segunda-feira (11/08), em Porto Alegre e reuniu os quatro pré-candidatos mais bem posicionados nas pesquisas eleitorais, Ana Amélia Lemos (PP), Tarso Genro (PT), Ivo Sartori (PMDB) e Vieira da Cunha (PDT).

Todos eles acompanharam de perto os números da saúde no estado e tiveram cerca de 45 minutos para apresentarem suas idéias e projetos.

O Superintendente Administrativo do Hospital de Osório, Murilo Medeiros, saiu satisfeito da reunião. Segundo ele, todos os candidatos demonstraram ter consciência dos problemas que a saúde gaúcha enfrenta.

A Federação representa as 239 unidades hospitalares sem fins lucrativos do estado, responsáveis por 90% dos atendimentos de baixa e média complexidade e por 70% dos atendimentos pelo SUS no Rio Grande do Sul. Além disso, são detentoras de 18 mil leitos SUS, realizam, em média, 519 mil internações por ano, e empregam mais de 55 mil trabalhadores.

HOSPITAL BENEFICENTE SÃO VICENTE DE PAULO

Trabalhando sempre para sua saúde e bem-estar

Dr. Francisco Moro / Presidente

 

Maxwell Bernardes

Comunicação Social – HBSVP

Atraso no pagamento do PIS 2014 para quem recebe no contracheque

Trabalhadores que recebem através do convênio PIS empresa, ou seja, aqueles que recebem o pagamento do PIS diretamente no contracheque terão seus pagamentos atrasado, parece que o pagamento só será liberado em setembro.
Houve um problema no sistema da Caixa e isso vai prejudicar o pagamento do abono salarial do PIS 2014 a muitos trabalhadores que recebem o PIS na folha de pagamento de julho.

Segundo informações das empresas, elas não receberam da Caixa Econômica a documentação necessária para preenchimento em tempo para efetuarem o pagamento em julho. O motivo do atraso não foi informado pela Caixa. Portanto, o pagamento do PIS 2014/2015 para quem recebe pelo convênio PIS empresa deve-se iniciar a partir do mês de agosto, o que quer dizer que o pagamento só estará disponível em setembro.

É bom ficar claro que o atraso acontece para quem recebe o abono salarial no contracheque, quem recebe pelo Cartão Cidadão ou tem conta na Caixa continua a sacar normalmente, conforme calendário de pagamento.

PIS

89 anos: Mensagem do Presidente Francisco Moro

No dia 19.07.1920, há quase um século, portanto, um grupo de abnegados osorienses, com visão futura e pensando no bem comum, reuniram-se e fundaram uma entidade para alicerçar a construção e manutenção de um hospital. Aí nasceu no nosso São Vicente de Paulo!

Os anos passaram e o nosso virtuoso e indefectível Hospital permanece de pé, oferecendo seus indispensáveis e relevantes serviços à comunidade do Litoral norte do Estado.

Nosso Hospital tem, hoje, 101 leitos. E nele, mensalmente, são realizados 2.600 hemodiálise, 6.000 consultas e atendimentos médicos, 5.000 exames de laboratório, 500 cirurgias e internações e 30 atendimentos com internação no setor de psiquiatria.

A Prefeitura está em fase de conclusão de dois blocos para UTIs, com 20 leitos e ampliando a área de urgência e emergência. Está, também, construindo nova subestação para fornecer, com segurança, a energia elétrica.

Com 80% de recursos do Governo do Estado e 20% do Hospital, está em fase final a construção de uma ala moderna para a pediatria.

Também com recursos do Estado, estamos iniciando a construção de outra ala para abrigar o setor administrativo e o auditório.

Os recursos humanos contemplam 300 servidores, 60 médicos e 6 diretores.

É verdade que sofremos grave revés com o sinistro ocorrido no dia 17.05.14, por volta das 09h15m. Contudo, apesar de todas as funestas conseqüências disso decorrentes, estamos conseguindo, por ora, manter a folha de pagamento e honrar os compromissos com fornecedores e o pagamento das prestações dos débitos consolidados.

Igualmente, a Direção do Hospital não está medindo esforços para, além de recuperar os danos causados, construir suas instalações de acordo com projetos feitos por profissionais competentes em cada área, a fim de evitar o que aconteceu.

Finalmente, os mesmos esforços estão sendo feitos para reabrir nosso Hospital o mais breve possível.

Agradeço aos Srs. Médicos e servidores do Hospital bem como a todas as manifestações de reconhecimento, carinho e gratidão da nossa comunidade. Um abraço a todos.

Associação  Beneficente  São  Vicente  de  Paulo

   Francisco Luiz Moro – OAB/RS 15.198 – Diretor Presidente

Hospital São Vicente de Paulo completa 89 anos

hsx 

O Hospital Beneficente São Vicente de Paulo completa 89 anos neste dia 19 de julho. Fundada na década de 20, a instituição se tornou referência na região pela qualidade dos serviços prestados.

Atualmente, o hospital está interditado, devido ao sinistro ocorrido no dia 17 de Maio deste ano. A direção trabalha com a possibilidade de reabertura parcial da entidade em setembro. Diante da situação, criou-se no Posto de Saúde Dr. Flávio Silveira um setor para atendimento de urgência e emergência. A administração está funcionando na Rua João Sarmento, 910. Demais funcionários estão distribuídos em hospitais da região. O único serviço que está em funcionamento no São Vicente de Paulo é o de hemodiálise.

São quase 9 décadas de serviços prestados à comunidade, em uma história que confunde-se com a da cidade de Osório. Ambos cresceram juntos.

A Instituição possui a seguinte finalidade, conforme artigo 2º de seu Estatuto Social:

Art. 2º – A Associação tem por finalidade a manutenção de um Hospital, devendo prestar assistência médico-hospitalar a todos que necessitarem, sem distinção de raça, cor, sexo, nacionalidade, ideologia política ou credo religioso.

Parágrafo 1º – A assistência a que se refere este artigo será prestada, nas dependências do Hospital.

Parágrafo 2º – Além da manutenção dos serviços acima, a Associação poderá organizar e manter outros serviços que visem à ampliação e o aperfeiçoamento no atendimento dos pacientes em geral.

Parágrafo 3º – A Associação é sem fins lucrativos e não distribui resultados, dividendos, bonificações, participações ou parcela de seu patrimônio, sob nenhuma forma ou pretexto.

A atual diretoria está assim composta:

Diretor Presidente: Dr. Francisco Moro

Diretor vice-Presidente: Dr. Romildo Bolzan Jr.

Diretor médico: Dr. Manoel Antônio Britto Aquino

Diretora administrativa: Gislaine Becker

Diretora secretária: Olga Magnus de Camargo

Diretor tesoureiro: Francisco Luvielmo

Diretor de patrimônio: Marcos Oliveira

Superintendente administrativo: Murilo Medeiros

Superintendente de planejamento: Nézio Marçal

Assessor jurídico: Marco Pereira

HOSPITAL BENEFICENTE SÃO VICENTE DE PAULO

Trabalhando sempre para sua saúde e bem-estar

Dr. Francisco Moro / Presidente

Maxwell Bernardes / Comunicação Social – HBSVP

Iniciada a reforma da rede elétrica do Hospital de Osório

 aaaa

Iniciou nesta segunda-feira (14/07), o trabalho de reforma da rede elétrica do Hospital Beneficente São Vicente de Paulo, danificada no sinistro ocorrido no dia 17 de Maio deste ano.

A empresa vencedora da licitação foi a Fençon e Nunes. Os serviços só foram possíveis após uma ampla avaliação da Baum Engenharia, que foi contratada pela direção do Hospital para fazer um diagnóstico dos danos e definir o que deveria ser feito.

Também prossegue a obra da nova emergência, que está totalmente modificada, ficando mais ampla, segura e moderna. A nova subestação de energia já está ganhando forma. Mesmo com as chuvas que atingiram Osório, a obra está em estágio adiantado.

Os trabalhos no São Vicente de Paulo iniciaram no mesmo dia do incêndio. Desde então, Direção, Coordenaria Regional de Saúde e Prefeitura começaram a montar um plano para a reativação da instituição. No dia 19 de Maio, a obra da emergência entrou em ritmo acelerado. Devido ao pó e ao barulho, o serviço tinha que ser feito com muito cuidado para não prejudicar o atendimento aos pacientes. Com as portas fechadas, foi possível colocar em dia a obra, que agora entra na sua reta final. Ainda em maio, no dia 31, a hemodiálise voltou a funcionar, atendendo 172 pacientes.

Ainda não há um prazo específico para a reabertura do Hospital de Osório, mas trabalha-se com a possibilidade da abertura parcial em setembro.

 

 

 

 

 

 

 

HOSPITAL BENEFICENTE SÃO VICENTE DE PAULO

Trabalhando sempre para sua saúde e bem-estar

Dr. Francisco Moro / Presidente

 

Maxwell Bernardes

Comunicação Social – HBSVP

Profissional que atuou no caso da Boate Kiss visitou o Hospital de Osório

hh1

(Na foto estão: Nutricionistas Scheila Ortolan e Esther Braz, a fisioterapeuta Cristiane Sena, Carine Nied, o técnico em segurança do Trabalho Adriano Missel Lopes e a psicóloga Brisa Maria Fraga. )

O Comitê de Humanização do Hospital Beneficente São Vicente de Paulo trouxe no mês de Junho a profissional Carine Bianca Ferreira Nied. Carine é Consultora da Política Nacional de Humanização, e atuou no caso da Boate Kiss. Ela esteve com familiares das vítimas e profissionais da saúde, ajudando na recuperação dos mesmos.

Em Osório, Carine conheceu de perto o trabalho que está sendo feito para a reabertura do hospital e ajudou a traçar um plano de orientação aos profissionais e pacientes da instituição.

O encontro contou com a participação de funcionários de diversos setores do hospital, como da área da saúde, segurança do trabalho, comunicação e alimentação. As atividades foram coordenadas pela psicóloga do São Vicente de Paulo, Brisa Maria Fraga.

 

 

HOSPITAL BENEFICENTE SÃO VICENTE DE PAULO
Trabalhando sempre para sua saúde e bem-estar
Dr. Francisco Moro / Presidente

Maxwell Bernardes
Comunicação Social – HBSVP

Nesta semana tem campanha de doação de sangue em Osório

 

 doação

Acontece nesta quinta-feira (03/07), mais uma campanha de doação de sangue na cidade de Osório. A ação ocorrerá no Largo dos Estudantes Sônia Chemale das 9hs às 11hs e 30min e das 13hs e 30min às 16hs.

A campanha é desenvolvida pelo Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com o Hospital Beneficente São Vicente de Paulo.

A população é convidada para o ato solidário da doação, garantindo o abastecimento de sangue para leitos do SUS.

As condições básicas para a doação de sangue incluem ter boa saúde, portar documento oficial de identidade com foto e idade entre 16 e 68 anos incompletos. Menores de 18 anos devem apresentar autorização de pais ou responsáveis legais.

HOSPITAL BENEFICENTE SÃO VICENTE DE PAULO

Trabalhando sempre para sua saúde e bem-estar

Dr. Francisco Moro / Presidente

Maxwell Bernardes / Comunicação Social – HBSVP